Analise o gráfico ao lado. Poucas empresas atingem o Ponto A. Mas todas elas podem chegar ao Ponto B. É um ciclo natural. Ele inclui ascensão e declínio. Principalmente se você cruzar os braços. Se você não fizer nada. Se você ficar apenas curtindo os louros da vitória. Digamos que, felizmente, sua empresa está no Ponto A. É quando as coisas vão bem que você deve repensar o seu negócio, identificar novas oportunidades, avaliar o comportamento dos seus produtos no mercado, a imagem da sua marca. Quem esperava que um dia a General Motors fosse à falência? E vender suas divisões SAAB, Hummer, Pontiac e Saturn. Infelizmente, foi só quando caiu ao Ponto B que ela se reinventou, recriando uma nova estrutura para investir apenas nas marcas Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac, por meio de um trabalho de Rebranding que fez surgir “The New GM”, com poucas e fortes marcas. Poucos e resistentes modelos de automóveis. Grande eficiência, economia de combustível e novas tecnologias. Foi assim que ela renasceu comercialmente, divulgando exatamente o conceito que o mercado e o consumidor gostariam de ouvir. Claro que toda essa tarefa custou muito dinheiro. Exatamente o que não precisa acontecer com a sua empresa.

Por que repensar o seu negócio é tão importante?
Por uma simples e razoável questão: de quatro em quatro anos (já se fala em três...) uma luz vermelha se acende no mercado. É o alerta para um fenômeno que tem sido ignorado pela maioria dos empresários — a troca de gerações. Isso significa que aquele garotão de 18 anos, filho do seu melhor cliente, e que você conheceu como estagiário na época, hoje é diretor comercial da empresa. Ou a menina de 12 anos, hoje com 16, e que ajuda a engrossar a fileira das consumidoras dos seus produtos. Se a sua marca, o seu produto, a sua estratégia, o seu conceito não acompanharem a evolução das gerações, o que sua empresa faz cai no esquecimento e o seu mercado descamba. Quem deixa de anunciar ou renovar sua imagem porque acha que tem o mercado nas mãos comete o pior dos erros de marketing.

 

 

Topo